Sejam Bem vindos

Aqui vocês vão encontrar conteúdos complementares aos que foram visto em sala de aula, dicas para fazer seus trabalhos e podem ainda tirar suas dúvidas.

Espero que isso ajude a todos vocês!


segunda-feira, 24 de maio de 2010

Indice de Massa Corporal.

O que é o IMC - Índice de Massa Corporal?

O Índice de Massa Corporal (IMC) é um número calculado a partir do peso e altura da pessoa. O IMC é um indicador da gordura corporal. Apesar do IMC não medir a gordura diretamente, pesquisas mostram que ele se relaciona aos métodos de medição direta. O Índice de Massa Corporal pode ser considerado uma alternativa prática, fácil e barata para a medição direta de gordura corporal.

Como o Índice de Massa Corporal (IMC) é usado?

O IMC é usado como uma ferramenta para identificar possíveis problemas de peso para adulto. Entretanto, o IMC não é uma ferramenta de diagnóstico. Por exemplo, a pessoa pode ter um IMC alto, porém para determinar se o excesso de peso é um risco para a saúde o médico precisa fazer mais análises que podem incluir medição das dobras cutâneas, avaliação da dieta, atividade física, histórico familiar, etc.

Como Calcular o IMC?

Para calcular o IMC, você deve anotar seu peso em quilogramas (kg) e sua altura em metros (m), em seguida divida seu peso (kg) pela sua altura (m) elevada ao quadrado.

Vamos usar eu mesmo como exemplo:

93kg e a altura é de 1,82m. Você fará da seguinte forma:

Peso: 93Kg
Altura: 1,82m
IMC=? (Vamos descobrir)

Fórmula:

IMC = Peso ÷ Altura²
IMC = 93 ÷ 1,82²
IMC = 93 ÷ 3,31
IMC = 28

Usando esta fórmula portanto, descobrimos que uma pessoa com 1,82m de altura e 93kg de peso, terá um Índice de Massa Corporal (IMC) de 28.


OBS: Tabela com referência para adulto